Atualmente é indispensável para contar com uma assessoria jurídica que atue de maneira contenciosa ou preventiva dentro de um planejamento que vise o sucesso do empreendimento.

Na atual situação econômica em que o Brasil se encontra o crescimento de uma empresa, ao menos no que tange à sua administração, está intimamente relacionado com o planejamento traçado pelas mesmas, pois o empresário só conseguirá desenvolver seus negócios tomando suas decisões de forma antecipada, pois poderá adiantar os riscos a fim de tomar as melhores decisões para o sucesso de sua empresa.

Dentro desse contexto, a assessoria jurídica, que reside na prestação de serviços advocatícios por determinados escritórios de advocacia, é de suma importância para auxiliar na antecipação dos riscos e, por consequência, no planejamento empresarial.

No Brasil, inúmeras leis são editadas para regular a iniciativa privada, leis trabalhistas, leis tributárias, leis previdenciárias, ambientais, urbanísticas e outras. Cada uma delas representa acréscimo de custos para a empresa que precisa diariamente se adaptar às alterações impostas.

Dessa forma, quando o empresário calcula os custos de sua atividade, deve levar em consideração o preço dos insumos, a mão de obra, o percentual de furto e a perda de produtos, além é claro, da margem de lucro esperada.

Mas deve, ainda, considerar todas as obrigações legais existentes, sob pena de comprometer sua lucratividade ou até mesmo, em situações mais extremas, levá-lo à falência.

Isso porque, dentre os riscos da atividade empresarial encontram-se os riscos legais, que podem ser antevistos, sendo que tais riscos não decorrem necessariamente de demandas judiciais já ajuizadas.

Amparadas pelas informações necessários, as empresas tendem a reduzir os gastos com questões legais, ou ao menos provisionar tais custos dentro de seu planejamento, e dessa forma não serem pega de surpresa.

Em suma, seja qual for seu porte ou seu ramo de atuação, contar com o conhecimento técnico e a informação necessária ao planejamento preventivo dos riscos legais possibilitará minimizar riscos e maximizar ganhos.