);

O embaixador Jorge Cabral e o secretário de Estado de Internacionalização do Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal, Eurico Brilhante Dias, foram recepcionados na Associação Comercial do Paraná no último dia 9 (terça-feira), onde estavam presentes o presidente da casa, Gláucio Geara, o Vice-cônsul de Portugal, Dr. Rogério Vieira, e o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Antônio Francisco Correa Athayde e o coordenador da reunião, Eduardo Pereira Guimarães, entre outras autoridades.

O embaixador Jorge Cabral destacou que Portugal está aberto aos brasileiros e ao investimento estrangeiro, dizendo: “O investimento estrangeiro é bem-vindo. Os brasileiros são bem-vindos. Queremos receber o capital internacional”. O secretário de Internacionalização falou que Portugal está equilibrado economicamente e possui atualmente o maior superávit primário da Comunidade Europeia, destacou também a necessidade de abrir sua economia para atrair investimentos internacionais e mencionou que hoje 90% do PIB do país vem de exportações e importações.

O Dr. Eurico Brilhante Dias disse que há incentivos fiscais para empresários de qualquer porte, micro, pequeno ou grande. Entre os destaques de bons investimentos em Portugal, citou seis pontos: agricultura; logística, nas áreas marítima, ferroviária e rodoviária; minério; indústria automobilística e aeronáutica; energias renováveis e turismo.